• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • OMS confirma mais de mil casos de varíola dos macacos onde doença não é endêmica
Saúde

OMS confirma mais de mil casos de varíola dos macacos onde doença não é endêmica

Entidade alerta para aparente transmissão comunitária

Por Da Redação
Ás

 OMS confirma mais de mil casos de varíola dos macacos onde doença não é endêmica

Foto: Divulgação/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (8), em coletiva, que contabiliza mais de mil casos de varíola dos macacos em 29 países onde a doença não é endêmica. Os pacientes infectados são monitorados, e nenhuma morte foi registrada até o momento.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a enfermidade têm sido registrada principalmente, mas não apenas, em homens que mantêm relações sexuais com outros homens. Segundo Adhanom, há o perigo real de que o patógeno continue aparecendo. "A OMS está particularmente preocupada com os riscos deste vírus para grupos vulneráveis, incluindo crianças e mulheres grávidas", afirmou o especialista.

Ainda na coletiva, ele lamentou que a varíola dos macacos, uma doença endêmica do continente africano há décadas, só tenha ganhado atenção ao chegar a países mais ricos. “É um triste reflexo do mundo que vivemos. As comunidades que convivem com a ameaça desse vírus todos os dias merecem o mesmo interesse, cuidado e acesso a ferramentas para se protegerem. É um reflexo infeliz do mundo em que vivemos que a comunidade internacional só agora esteja prestando atenção à varíola do macaco porque ela apareceu em países de alta renda", disse.

Doença

A líder técnica para a varíola dos macacos do programa de emergências da OMS, Rosamund Lewis, explicou que ainda não se sabe muito sobre o vírus que está circulando, mas surtos anteriores na África ensinaram muito sobre a doença. Ela contou que, apesar de pacientes infectados adquirirem alguma imunidade contra o vírus, há casos de profissionais de saúde que foram infectados duas vezes. No continente africano, há dois tipos de vírus responsáveis pela varíola dos macacos, e o que está em circulação no mundo causa doença menos severa. A transmissão mais comum é de pele a pele, quando se tem contato direto com os fluidos das feridas típicas da doença. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário