OMS declara fim da emergência global de saúde para Mpox
Ao todo, foram registrados mais de 87 mil casos e 140 mortes
Foto: Reprodução/Pixabay
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (11) o fim da emergência de saúde internacional da Mpox, zoonose viral que ficou conhecida como 'varíola dos macacos' e monkeypox. O status mais alto dado pela entidade para uma doença em circulação no mundo havia sido declarado em julho do ano passado, quando um surto atingiu mais de 70 países.
A sugestão de encerrar a emergência foi apresentada pelo Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na quarta-feira (10). O grupo de especialistas independentes constatou que a resposta internacional para conter o surto teve progresso e foi positiva, além disso, houve queda no número de novos casos.
“Devido à mobilização global e à resposta rápida da maioria dos países, agora vemos um progresso constante no controle desse surto. Houve quase 90% menos casos relatados nos últimos três meses, em comparação com os três meses anteriores”, disse Ghebreyesus.
Ao todo, foram registrados mais de 87 mil casos e 140 mortes em 111 países. Segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, o Brasil contabilizou 10.920 casos e 16 mortes .