OMS descarta alcançar imunidade coletiva contra Covid-19 em 2021, mesmo com vacinas
O anuncio foi feito pela cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, durante uma entrevista coletiva virtual em Genebra
Foto: Getty Images via BBC
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o mundo não alcançará a imunidade de rebanho em 2021, mesmo aplicando várias vacina contra o coronavírus. O anuncio foi feito pela cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, durante uma entrevista coletiva virtual em Genebra. "Leva tempo para dimensionar a produção de doses — não só em milhões, mas aqui estamos falando de bilhões".
A especialista ainda destacou que no final "as vacinas vão chegar" e que "vão para todos os países". Mas ela lembrou que nesse intervalo de tempo "há medidas que funcionam".
Durante a entrevista, Swaminathan pediu que as pessoas continuem tomando precauções como o distanciamento físico, a lavagem das mãos e o uso de máscaras em massa para combater a pandemia.
A estimativa é que pelo menos 60% da população mundial precise ser imunizada para que o conceito de imunidade coletiva comece a surtir efeito.
Até 11 de janeiro, pouco mais de 28 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa apenas cerca de 0,4% da população mundial.