OMS divulga documento de orientações para flexibilização do distanciamento social
Órgão considera tamanho da população e caracteristica de cada local
Foto: Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, no último dia 12, um documento de orientações denominado Critérios de Saúde Pública para Ajustar Medidas de Saúde Pública e Sociais no Contexto da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em que discute os parâmetros que devem ser levados em consideração para a avaliação das autoridades na definição das regras de distanciamento social.
O documento assegura a importância de considerar o tamanho da população e as características de cada local, mas indica alguns indicadores, como o declínio do número de mortes por pelo menos três semanas e queda de pelo menos 50% da incidência em um período de três semanas após o pico.
Antes de adotar a flexibilização, as autoridades precisam se perguntar se o sistema de saúde do local tem condições de lidar com o ressurgimento de novos casos. Para aferir isso, o número de casos previstos nesta hipótese deve poder ser comportado pela estrutura de atendimento.
Ainda segundo o documento, outro questionamento é se o sistema de vigilância em saúde consegue testar os casos, rastrear quem teve contato com esses e isolá-los. A OMS recomenda ainda que pelo menos 90% dos contatos sejam isolados até 48 horas após a identificação do caso confirmado e pelo menos 80% dos contatos são monitorados por 14 dias.