OMS diz que pandemia do coronavírus nas Américas vai piorar
Região registra 2.836 mortos por Covid-a9

Foto: Divulgação
Segundo a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, Carissa Etienne, a pandemia do novo coronavírus vai "aumentar e piorar" na região antes de melhorar. A região registra 2.836 mortos por Covid-19 e 163.068 casos oficiais confirmados. No mundo, já são mais de 800 mil casos.
Ainda de acordo com Carissa, durante coletiva nesta terça-feira (31), há uma "pequena janela de tempo para agir" e os países devem adotar o isolamento social para retardar a propagação do vírus e reduzir o impacto que isso causa nos sistemas de saúde e salvar vidas.
"Os países precisam decidir quais medidas de distanciamento social precisam ser implementadas e como. Isso inclui o cancelamento de reuniões de massa, fechamento de escolas e empresas, teletrabalho e medidas de permanência em casa voluntárias ou legalmente exigidas", avaliou.
Para ela, o vírus poderá ser vencido. Carissa lembrou que as Américas estão livres de poliomielite há 25 anos, eram líderes na erradicação da varíola e fazem progressos constantes para eliminar a malária.
Coronavírus
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça-feira (31), o Brasil tem 201 mortes e 5.717 casos confirmados. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 40 mil pessoas.