OMS eleva risco de contaminação internacional pelo coronavírus para “elevado”
Dados oficiais apontam 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados.
Foto: Getty Images
A contaminação internacional pelo novo coronavírus foi classificada como de “elevado” risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27). A organização esclareceu que, por um "erro de formulação", havia apontado o risco como 'moderado' na avaliação feita anteriormente.
De acordo com o diretor da OMS, Tedros Adhanom, a epidemia "ainda não é uma emergência de saúde global, mas pode vir a ser". A OMS só utiliza esse termo para epidemias que exigem certa reação global, como a gripe suína H1N1 em 2009, o vírus zika em 2016 e a febre ebola, que atingiu parte da África Ocidental entre 2014 e 2016 e a República Democrática do Congo desde 2018.
Até o atual momento, os dados oficiais apontavam 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados. Pela primeira vez, uma morte foi registrada em Pequim.
Na semana passada, O Ministério da Saúde recebeu cinco notificações de casos que poderiam ser suspeitos do vírus coronavírus no Brasil. No entanto, a hipótese, foi descartada pela pasta.