OMS lamenta violência contra macacos no Brasil por medo de varíola
País já contabilizou mais de 2,2 mil casos da doença
Foto: Reprodução/Pixabay
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, lamentou na última terça-feira (9), em coletiva, os relatos de violência contra primatas no Brasil devido ao medo de contágio pela monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo ela, o surto atual se deve à transmissão de pessoa para pessoa. "As pessoas têm que saber que a transmissão que estamos vendo agora é entre humanos e certamente não deveriam atacar os animais", reforçou Harris.
O aumento de casos da doença provocou uma onda de violência contra macacos no Brasil. Em menos de uma semana, oito macacos foram resgatados em áreas de mata em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, por exemplo, sendo que um deles estava morto. Suspeita-se que os animais tenham sido atacados após a confirmação de três casos de varíola na cidade.
Até agora, o Brasil contabilizou mais de 2,2 mil casos da doença, segundo o Ministério da Saúde. São Paulo é o estado com mais infecções confirmadas. Uma morte relacionada à doença foi registrada.