OMS recomenda dois novos medicamentos para tratamento de pacientes com Covid-19
A Anvisa também aprovou os rémedios; decisão foi publicada na revista médica The BMJ

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou a recomendação de medicamentos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (13), com o baricitinibe (que também é usado para tratar artrite reumatoide) e o anticorpo monoclonal sotrovimabe.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também aprovou os rémedios. A decisão dos especialistas da OMS foi publicada na revista médica The BMJ.
De acordo com a OMS, o baricitinibe é recomendado para pacientes com Covid-19 grave ou crítico em combinação com corticosteroides. "Sua forte recomendação baseia-se em evidências de certeza moderada de que melhora a sobrevida e reduz a necessidade de ventilação, sem aumento observado de efeitos adversos", afirmam os especialistas.
A OMS também informou que o anticorpo monoclonal sotrovimabe não é indicado para pacientes graves, e sim para pessoas com maior risco de hospitalização. "As recomendações de hoje são baseadas em novas evidências de sete ensaios envolvendo mais de 4 mil pacientes com quadros de Covid-19 não grave, grave e crítica", diz a entidade.
As novas orientações se somam às recomendações anteriores para o uso de bloqueadores receptores interleucina-6 e corticosteroides sistêmicos para pacientes com Covid-19 grave ou crítica; recomendações condicionais para o uso de casirivimabe e imdevimabe (outro tratamento de anticorpos monoclonais) em pacientes selecionados; e contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, independentemente da gravidade da doença.