Onda de calor no interior de São Paulo pode provocar novas queimadas
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta porque, além do aumento da temperatura, a umidade relativa do ar estará baixa e os ventos poderão chegar a 60km/h.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
As temperaturas no interior de São Paulo chegam a máxima na região de São José do Rio Preto, entre segunda-feira (2) e sexta (6), podendo atingir 37ºC. Assim, o calor faz aumentar o risco de novas queimadas.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta porque, além do aumento da temperatura, a umidade relativa do ar estará baixa e os ventos poderão chegar a 60km/h. Esses fatores contribuem para o surgimento do fogo e para a propagação das chamas.
No sábado (31/8), focos ativos de incêndio foram registrados em sete municípios do interior paulista. Além de Rio Preto, as queimadas também acontecem na região de Franca e Ribeirão Preto.
A Defesa Civil do Estado notificou diversas regiões de São Paulo para o risco de incêndios durante este final de semana (30/8 e 1º/9). Por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), o aviso foi emitido na quinta-feira (29/8).
Além da elevação da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar também influenciaram no risco elevado.
Prisões por queimadas no interior de SP
Com duas novas prisões, chega a 11 o número de suspeitos por incêndios no interior de São Paulo. Na quinta-feira (29/8), um homem 39 anos foi preso em flagrante depois de ter iniciado queimada em uma plantação de cana-de-açúcar em Pindorama.
Na sexta-feira (30/8), a Polícia Civil do estado indiciou um homem de 44 anos por ter ateado fogo em vegetação em Franca.