Ônibus voltam a circular em seis bairros de Salvador após episódios de violência
Atendimento foi suspenso ao longo da semana nos bairros de Alto do Cruzeiro, São Gonçalo do Retiro, IAPI, Bairro da Paz, Pero Vaz e Jardim Santo Inácio
Foto: Divulgação/Secom-BA
O atendimento do transporte público foi normalizado em seis bairros de Salvador, após suspensões ao longo da semana. Em Alto do Cruzeiro, São Gonçalo do Retiro, IAPI, Bairro da Paz e Pero Vaz o serviço foi retomado na quinta-feira (17). Já no Jardim Santo Inácio, os ônibus voltaram a acessar o bairro por volta das 6h30 desta sexta (18).
O serviço foi suspenso nas localidades devido registro de mortes de suspeitos de crime, tiroteio e protestos. O caso mais recente foi um tiroteio no final de linha do Jardim Santo Inácio, na noite de quinta-feira. Os disparos aconteceram perto de uma creche e um mercado. Segundo a Polícia Militar, nenhum suspeito foi encontrado.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que o serviço foi normalizado devido o reforço na segurança nos bairros. Equipes da pasta e prepostos das concessionárias seguem nos bairros acompanhando a operação.
Bairro da Paz
Moradores do Bairro da Paz incendiaram um ônibus do transporte público na segunda-feira (14). O veículo fazia a linha Estação Mussurunga-Cajazeiras 8 e foi atravessado em uma das faixas da Avenida Paralela, na altura da entrada do bairro.
O protesto foi motivado pela morte de um homem suspeito de tráfico de drogas, em uma ação da Polícia Militar, na sexta-feira (11). Devido o incêndio no veículo, o transporte no bairro estava suspenso há quatro dias.
São Gonçalo
Também na segunda-feira, o serviço de transporte foi suspenso em São Gonçalo do Retiro após um protesto. A manifestação foi realizada pela morte do jovem Lucas Alves da Silva, de 19 anos, em uma operação da Polícia Civil, na localidade da Baixinha de Santo Antônio.
A linha que deixou de circular foi a 1118 - Term. Acesso Norte x São Gonçalo. Os ônibus faziam o retorno na rotatória de uma localidade chamada Cabeção, nas proximidades do Hospital Roberto Santos, e retornavam para o Terminal Acesso Norte pela Silveira Martins.
IAPI e Pero Vaz
No IAPI, o jovem Alex Silton de Oliveira, de 18 anos, foi morto a tiros na localidade da Rocinha, na noite de terça-feira (15). A Polícia Militar informou que o caso ocorreu após confronto entre homens armados e equipes da corporação. Já a família afirma que o jovem foi executado.
Por causa da morte de Alex, moradores protestaram na noite de terça, na Avenida San Martin e tentaram incendiar um ônibus, sem sucesso. Já na tarde de quarta-feira (16), o grupo voltou a manifestar e conseguiu atear fogo em um coletivo.
Com isso, a Semob suspendeu o serviço no bairro. Parte dos moradores ficou ainda sem energia elétrica. A região de Pero Vaz, na mesma altura da localidade do IAPI, também ficou sem atendimento do transporte público como relexo da situação.
Alto do Cruzeiro
Em Pernambués, o atendimento foi interrompido inicialmente na manhã de terça, mas retornou no mesmo dia. Na quarta foi suspenso novamente por conta de um tiroteio na localidade conhecida como Alto do Cruzeiro.
Os ônibus da linha 1103 - Alto do Cruzeiro x Pernambués (Circular), que atendem a região, estavam sendo remanejados para o terminal de Pernambués.
De janeiro até quinta, 10 ônibus coletivos foram incendiados na capital baiana. Além dos bairros já citados, ocorrências também foram registradas em Vila Verde, São Marcos, Estrada das Barreiras, Av. Gal Costa e Sussuarana.