ONU alerta para risco de catástrofe climática no futuro
Relatório aponta que algumas mudanças são inevitáveis, mas podem ser limitadas
Foto: Reprodução
Um relatório do Painel Intergovernamental sobre o Clima (IPCC) divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (20), mostra que ainda existem caminhos viáveis para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e evitar um grande risco de catástrofe climática no futuro.
Segundo o relatório, algumas mudanças climáticas são inevitáveis ou irreversíveis, mas podem ser limitadas por alterações rápidas e de redução sustentada a emissões globais. O documento também apontou que há uma necessidade de mudanças na forma de produção de alimentos, eletricidade, transportes, indústrias, construções e uso do solo.
Um exemplo citado foi a eletrificação das fontes de emissão de carbono, vindas do transporte público, que pode resultar na melhora da saúde da população.
Os relatórios que serviram de base para o documento atual, apontaram que já existem evidências de que algumas políticas climáticas começaram a ter um impacto positivo. Até 2020, mais de 20% das emissões globais foram taxadas por impostos sobre o carbono ou sistemas de negociação de emissões, mesmo que tenham sido suficientes para gerar produções mais profundas.