• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU: António Guterres diz que educação é investimento mais importante para um país
Mundo

ONU: António Guterres diz que educação é investimento mais importante para um país

Secretário-geral discursou na Cúpula sobre a Transformação da Educação

Por Da Redação
Ás

ONU: António Guterres diz que educação é investimento mais importante para um país

Foto: ONU/Mark Garten

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nessa segunda-feira (19), durante discurso no último dia da Cúpula sobre a Transformação da Educação, que governos de todo o mundo aumentem o financiamento à educação. Segundo ele, esse é o investimento mais importante que qualquer país pode fazer.

Na ocasião, Guterres destacou também que a educação é transformadora de “vidas, economias e socieades”. O setor, ainda segundo ele, precisa passar por uma transformação porque se encontra em “crise”. "É hora de transformar os sistemas educacionais, que promovam o desenvolvimento individual e ajudem as pessoas a aprenderem com foco na solução de problemas e na colaboração", disse Guterres.

Ao falar sobre um relatório da Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação, ele assegurou que os currículos estão desatualizados e não levam em conta a aprendizagem contínua, os professores são mal treinados, subvalorizados e mal pagos, e a tecnologia deixa de lado os alunos mais pobres.

A educação, lembrou ele, deve fornecer a base para o aprendizado, desde a leitura, a escrita, da matemática à ciência, tecnologia digital e habilidades sociais e emocionais, além de desenvolver a capacidade dos alunos de se adaptarem a um ambiente de trabalho em rápida transformação. Para isso, Guterres afirmou que é preciso ter financiamento. "É o investimento mais importante que um país pode fazer em sua população e seu futuro", afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário