• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU denuncia Israel e Hamas por excessos durantes conflitos em solo israelense
Mundo

ONU denuncia Israel e Hamas por excessos durantes conflitos em solo israelense

Entidade elevou o tom e cobrou responsabilização de autores de crimes

Por Da Redação
Ás

ONU denuncia Israel e Hamas por excessos durantes conflitos em solo israelense

Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) elevou o tom de críticas contra os responsáveis pela guerra no Oriente Médio. Nesta terça-feira (17), a entidade denunciou as autoridades de Israel por terem promovido uma evacuação forçada de milhares de palestinos na Faixa de Gaza e também condenou os atos do Hamas em Israel.

A ONU também cobrou que os responsáveis das mortes e sequestros de israelenses sejam identificados e responsabilizados. Durante uma entrevista, a porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, deixou claro que o argumento de Israel de que o cerco contra Gaza e os ataques contra civis seriam respostas aos crimes do Hamas não torna os atos justificados.

Ela também fez um apelo para que o país israelense abandone sua estratégia de aplicar uma "punição coletiva" sobre os palestinos. "Temos sérios temores quanto ao número de civis nos próximos dias. As operações militares não mostram sinais de diminuição, o cerco contínuo a Gaza está afetando o abastecimento de água, alimentos, medicamentos e outras necessidades básicas, e há indícios diários de violações das leis de guerra e da lei internacional de direitos humanos".

Saldo da guerra

O número de mortos na guerra entre Israel e Hamas chegou a 4.207 pessoas na segunda-feira (16). São 2.750 palestinos da Faixa de Gaza, 57 da Cisjordânia e 1.400 israelenses. Os feridos somam pelo menos 14.200: 9.600 na Faixa de Gaza, 1.200 na Cisjordânia e 3.400 em Israel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.