Mundo

ONU diz situação da população negra no Brasil continua grave

Entidade também alertou sobrea a baixa participação do negro na política brasileira

Por Da Redação
Ás

ONU diz situação da população negra no Brasil continua grave

Foto: Unsplash

A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta nesta terça-feira (5), em uma investigação que mapeia as situações de violência policial contra a população negra pelo mundo, que o Brasil tem se destacado no tema e a impunidade "generalizada" é ainda uma realidade para ativistas.

O documento conta que a população negra brasileira "continuam a enfrentar imensos desafios para uma participação significativa em assuntos públicos em muitos países devido ao racismo sistêmico, à marginalização e à exclusão, muitas vezes enraizados nos legados da escravidão e do colonialismo".

O relatório da investigação que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU no dia 5 de outubro, também aponta que "as mortes de afrodescendentes durante ou após interações com as autoridades policiais continuam, e o relatório constata que houve pouco progresso no combate à impunidade - apesar das lutas prolongadas das famílias em busca de responsabilização e reparação efetiva", afirma o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Para a entidade, para que a situação com o racismo sistêmico seja superado os estados precisam colaborar com mais agilidade para uma participação "significativa, inclusiva e segura dos afrodescendentes em todos os aspectos dos assuntos públicos", disse o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Para a apresentação do relatório  em outubro, o governo espera que a ministra Anielle Franco da Igualdade Racial, possa comparecer à reunião em Genebra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário