ONU faz campanha contra violência doméstica no Brasil
#ParaCadaUma marca 16 anos da Lei Maria da Penha
Foto: Divulgação / ONU
As Nações Unidas, por meio da iniciativa global Verificado, lançaram no Brasil a campanha #ParaCadaUma que trata sobre violência doméstica e familiar contra mulheres. A ação marca 16 anos da Lei Maria da Penha.
O objetivo é tipificar e exemplificar todos os tipos de violência contra as mulheres. Abordar os cinco tipos de violência – psicológica, moral, patrimonial, sexual e física – para facilitar a identificação por parte de quem sofre.
Para Roberta Caldo, do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, UNIC Rio, a campanha ajudará a esclarecer os tipos de violência, pois somente com informação adequada as mulheres poderão sair de ciclos de opressão. Ações serão realizadas no Museu de Arte do Rio, o Museu do Amanhã, e no Teatro Amazonas, em Manaus. As apresentações contarão com a iluminação acompanhando o “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, como forma de adesão à campanha #ParaCadaUma.
De acordo com a 16ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil a cada 7 horas.