Mundo

ONU fecha de pacto global para proteção da biodiversidade marinha

Tema é discutido há 15 anos

Por Da Redação
Ás

ONU fecha de pacto global para proteção da biodiversidade marinha

Foto: Reprodução /Projeto Tamar

Um tratado para proteger o mar aberto foi concluído no sábado (4), por negociadores de mais de 100 países da Organização das Nações Unidas. O objetivo é ajudar a reverter perdas da biodiversidade marinha e garantir o desenvolvimento sustentável. 

O tema é discutido a cerca de 15 anos e foi fechado após cinco rodadas de negociações lideradas pela ONU em Nova York. “O navio chegou à costa”, disse a presidente da conferência das Nações Unidas, Rena Lee, após um último dia da maratona de negociações.

O tratado traz esforços globais para colocar sob proteção 30% da terra e do mar do mundo até o final da década, um objetivo conhecido como “30 por 30”, acordado em Montreal em dezembro de 2022.

Os interesses econômicos foram um grande ponto de discordância durante a última rodada de negociações. Países em desenvolvimento pediram uma maior parcela dos ganhos da “economia azul”, incluindo a transferência de tecnologia.

Outro ponto divergente, foi o compartilhamento dos benefícios dos “recursos genéticos marinhos” usados em indústrias como a biotecnologia.

De acordo com o Greenpeace, 11 milhões de quilômetros quadrados do oceano precisam ser colocados sob proteção todos os anos até 2030 para que a meta seja cumprida.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário