• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU: Guterres pede a Putin que pare as tropas e dê uma chance à paz
Mundo

ONU: Guterres pede a Putin que pare as tropas e dê uma chance à paz

Secretário-geral afirmou que hoje é o 'dias mais triste' do seu mandato

Por Da Redação
Ás

ONU: Guterres pede a Putin que pare as tropas e dê uma chance à paz

Foto: UN Photo/Evan Schneider

Após o encerramento de uma reunião emergencial no Conselho de Segurança, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um apelo direto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. "Do fundo do meu coração, Presidente Putin, pare suas tropas no ataque à Ucrânia. Dê uma chance à paz", disse.

Guterres falou aos jornalistas que “este era o dia mais triste de seu mandato como secretário-geral.” Segundo ele, a decisão de Vladimir Putin de realizar uma “operação especial” na Ucrânia é triste. O secretário-geral afirmou, ainda, que apelava diretamente a Putin que levasse suas tropas de volta à Rússia e parasse o ataque.

Na reunião emergencial, Guterres contou que o dia foi tomado por rumores de uma invasão, mas que ele preferiu não acreditar nos relatos, que foram reforçados por sinais e movimentos na fronteira, como explicou a subsecretária-geral de Assuntos Políticos e Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo.

Ela assumiu a palavra após o secretário-geral, dizendo que houve informações sobre bombardeios pesados na linha de contato e de movimento de colunas militares em direção à Ucrânia. Segundo a subsecretária-geral, embora não pudesse verificar as informações, havia a confirmação do fechamento do espaço aéreo da Rússia, o que indicava uma ação iminente, que só agravaria uma situação que já é perigosa. Na ocasião, o embaixador do Brasil. Além disso, DiCarlo citou os ataques cibernéticos a sites do governo ucraniano. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.