• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU pede que Talibã revogue proibição de mulheres em universidades
Mundo

ONU pede que Talibã revogue proibição de mulheres em universidades

Em comunicado, órgão afirma que medida viola os direitos igualitários

Por Da Redação
Ás

ONU pede que Talibã revogue proibição de mulheres em universidades

Foto: Unicef/Mohammad Haya Burhan

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, repudiou na última terça-feira (20), em nota divulgada pelo porta-voz, a decisão do Talibã de proibir que mulheres frequentem universidades no Afeganistão. Segundo ele, a medida, além de violar os direitos igualitários, prejudicará o futuro do país. No documento, ele pediu que as autoridades garantam o acesso igualitário de mulheres e meninas à educação em todos os níveis.

Na terça-feira, o Ministério do Ensino Superior do Afeganistão, administrado pelo Talibã, suspendeu o acesso às universidades por estudantes do sexo feminino até nova decisão, o que provocou condenação dos Estados Unidos, Reino Unido e da ONU. Uma carta, confirmada por um porta-voz do Ministério do Ensino Superior, instruiu as universidades públicas e privadas afegãs a suspender o acesso a estudantes do sexo feminino imediatamente, de acordo com uma decisão do governo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário