ONU teme que conflito em Gaza se espalhe pelo Oriente Médio
Segundo órgão, negociações por cessar-fogo avançam no Egito
Foto: UN News/Ziad Taleb
O principal representante de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Turk, alertou sobre a possibilidade de o conflito em Gaza se alastrar pelo Oriente Médio. Enquanto as negociações por um cessar-fogo avançam no Egito, o alto comissário demonstrou preocupação durante uma atualização sobre crises globais para os 47 Estados-membros do Conselho de Direitos Humanos.
Turk enfatizou a importância de a comunidade internacional fazer todos os esforços possíveis para conter a propagação do conflito em Gaza. As negociações internacionais para um cessar-fogo prosseguiram no Egito no domingo, com a suposta participação de enviados dos Estados Unidos, Catar e Hamas. Até o momento, não houve envolvimento por parte dos representantes israelenses.
A Assembleia Geral da ONU se reúne nesta segunda-feira em uma sessão dedicada ao uso do veto, após os Estados Unidos rejeitarem a proposta de resolução apresentada pela Argélia, que pedia um cessar-fogo imediato, há duas semanas.
Segundo Turk, os riscos à estabilidade regional já eram evidentes no sul do Líbano. Desde o início da guerra em Gaza, quase 200 pessoas foram mortas no Líbano, incluindo crianças, paramédicos e jornalistas.