Operação Apollo 2023 interdita sete academias em Salvador
Ação ocorreu no período de 19 a 22 de setembro
Foto: Divulgação
A Operação Apollo Academias 2023, realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA) em parceria com órgãos de defesa do consumidor, inspecionou um total de 16 academias em Salvador, no período de 19 a 22 de setembro, sendo que 14 delas estavam em funcionamento. No entanto, foi necessário interditar 7 estabelecimentos devido a irregularidades, incluindo o exercício ilegal da profissão e a falta de registro.
Essas interdições destacam a importância de garantir que apenas profissionais qualificados e devidamente credenciados possam orientar as práticas de atividade física, reduzindo assim os riscos à saúde dos alunos.
De acordo com o CREF13/BA, a ação também teve como objetivo avaliar a infraestrutura e o funcionamento dos estabelecimentos, visando à segurança e aos direitos dos consumidores que frequentam esses espaços.
Em relação ao Procon-BA e à Delegacia do Consumidor (Decon-BA), embora não tenham emitido autos de infração, identificaram diversas irregularidades em 11 academias. Entre as principais irregularidades encontradas estavam a falta do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e de fácil acesso ao consumidor, bem como a ausência da tabela de preços dos serviços oferecidos.