Operação Bahamas: dois homens morrem em confronto com a Polícia Civil
Homens foram identificados como integrantes de uma organização criminosa que atua em Salvador

Foto: Tony Silva / Ascom-PCBA
Dois homens morreram em confronto com a Polícia Civil da Bahia durante diligências da Operação Bahamas, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), nesta quinta-feira (8). A operação tem como objetivo desarticular uma organização responsável pelos crimes de homicídios, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro, que possui ramificações no Rio de Janeiro.
Os homens foram identificados como Jean Rocha dos Santos, o “Cafetão” ou “Aristóteles”, líder de um grupo criminoso na região de Praia do Forte, e Henrique Conceição Santos, o “Tartaruga” ou “Itália”, gerente do tráfico em Brotas. De acordo com a polícia, eles também são responsáveis pelo sequestro de um argentino e um brasileiro, em janeiro deste ano.
Eles entraram em confronto com os policiais que cumpriam as medidas judiciais e foram baleados. Ambos foram encaminhados para uma unidade de saúde, mas não resistiram.
A operação
Foram cumpridos 12 mandados de prisão contra os integrantes da organização criminosa. Além disso, a polícia cumpriu 26 mandados de busca e apreensão. Os agentes confiscaram duas pistolas calibres 9 mm e dois revólveres calibres 38, aparelhos celulares, porções de cocaína, maconha com aditivos químicos e milhares de pinos e outros tipos de materiais para embalar entorpecentes.
Em Salvador, a Operação Bahamas aconteceu nos bairros de Canabrava, Parque Bela Vista, Brotas, Vila Laura, Pernambués. Houve diligências, também, em Praia do Forte, Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, e Feira de Santana, no interior do estado.