Operação Black Market: PF apreende armas no Rio e Baixada Fluminense
Ação visa desarticular quadrilha especializada em tráfico internacional de armas
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (20) a Operação Black Market, que já realizou o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de armas de fogo e acessórios para o Brasil.
Os investigados se cadastraram como Caçador, Atirador e Colecionador (CACs) para adquirir armamentos e acessórios de armas de grosso calibre importados dos Estados Unidos para o Brasil.
Após se cadastrarem como CACs, eles começaram a importar os equipamentos em grande escala dos Estados Unidos. Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram que os membros da organização criminosa movimentaram cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos, valor incompatível com suas rendas declaradas à Receita Federal.
Durante a busca na residência de um dos alvos em Nova Iguaçu, os agentes apreenderam duas pistolas automáticas, sete carregadores e dezenas de munições para pistolas e fuzis. Essa apreensão resultou na prisão em flagrante do investigado pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, conforme o Estatuto do Desarmamento.
Os investigados serão responsabilizados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas somadas podem ultrapassar 44 anos de reclusão.