• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação da Acelen na Refinaria de Mataripe deixa navios desabastecidos na Baía de Todos os Santos
Bahia

Operação da Acelen na Refinaria de Mataripe deixa navios desabastecidos na Baía de Todos os Santos

Ação traz diversas consequências negativas para a região

Por Da Redação
Ás

Operação da Acelen na Refinaria de Mataripe deixa navios desabastecidos na Baía de Todos os Santos

Foto: Reprodução

Desde quando começou uma operação da Acelen na Refinaria de Mataripe, em dezembro do ano passado, cerca de 40 navios por mês estão deixando de ser abastecidos na Baía de Todos os Santos e portos da região. A refinaria em questão foi vendida pela Petrobras ao fundo de investimentos Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos, por US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 10,1 bilhões).

Após a venda, a nova empresa deixou de prestar o serviço que era ofertado pela Petrobras há muitos anos. Segundo o Sindicato das Agências de Navegação do Estado da Bahia (Sindinave), a suspensão do Bunker, como é conhecido o óleo e a operação de abastecimento, traz impactos significativos para a economia da Bahia. Isso porque abastecer navios traz uma série de serviços associados, que geram arrecadação de impostos e movimentação econômica para a cidade. 

Durante a parada para abastecimento, são utilizadas barcaças para levar o combustível até o navio, ancorado na baía ou nos portos adjacentes. Esta operação traz também pequenas embarcações de contenção de óleo, o trabalho de despachantes, agentes marítimos e lanchas para transporte. Representantes do Sindinave informaram que os navios que abasteciam na Bahia precisam agora programar paradas extras de abastecimento em outros portos do país. Isso vai encarecer o valor do frete dos produtos, o que pode ser repassado para o consumidor final.

O Sindinave informou o problema à Agência Nacional do Petróleo (ANP) desde dezembro passado. Em comunicado mais recente, em 30 de março, a ANP afirmou que mantém constante diálogo desde o ano passado com a Petrobras e Acelen para buscar o retorno do fornecimento o mais rápido possível, além de ter feito “mais de oito reuniões no período”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário