• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação da Polícia Civil cumpre 11 mandados judiciais contra grupo criminoso com atuação interestadual

Operação da Polícia Civil cumpre 11 mandados judiciais contra grupo criminoso com atuação interestadual

Dois dos mandados de prisão foram cumpridos no sistema prisional da capital baiana.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Operação da Polícia Civil cumpre 11 mandados judiciais contra grupo criminoso com atuação interestadual

Foto: Créditos: Marcela Correia / Ascom-PCBA

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quarta-feira (6), 11 mandados judiciais durante a Operação Poeta. Foram seis mandados de prisão temporárias e cinco de apreensão. A ação tem como objetivo à desarticulação de um grupo criminoso com atuação interestadual, envolvido com tráfico de drogas, comércio ilícito de armas de fogo e lavagem de capitais.

Dois dos mandados de prisão foram cumpridos no sistema prisional da capital baiana. Segundo investigações, os principais articuladores das atividades criminosas mantinham influência mesmo em situação de custódia. Outros quatro foram realizados nos bairros de Mussurunga e Águas Claras, em Salvador, além dos municípios de Lauro de Freitas e Saubara.

De acordo com a corporação, a organização possui uma estrutura estratificada, com setores distintos, incluindo um núcleo financeiro, sob responsabilidade de uma mulher presa em Saubara. Ela seria responsável pela arrecadação de valores por meio de consórcios entre os integrantes, destinados ao financiamento das atividades ilícitas.

A distribuição de drogas e armamentos tinha como base principal Salvador, com ramificações identificadas na Região Metropolitana, em municípios do interior da Bahia e no estado de São Paulo.

Entre os materiais apreendidos estão porções de maconha, equipamentos eletrônicos e um veículo, que passarão por análise técnica. Os elementos coletados poderão subsidiar novas fases da investigação.

O delegado do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Alex Noleto, afirmou que as ações continuarão.  “As diligências ainda estão em curso e poderão ser obtidos novos elementos informativos e probatórios. Assim como, os desdobramentos da investigação, dependerá da apreensão de objetos para fins de análise do nosso núcleo de inteligência”, disse.  

A Operação Poeta é coordenada pelo Draco, com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas (Denarc), da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), reunindo um efetivo de 128 policiais civis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário