Operação de busca por menina desaparecida em bueiro na Bahia utiliza helicóptero, drones e cães farejadores; são mais de 30 horas de procura
Mais de 80 profissionais integram trabalho complexo
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Já se passaram mais de 30 horas desde o início da busca pela menina de 12 anos desaparecida após cair em um bueiro, na cidade de Dias D'Ávila, na RMS (Região Metropolitana de Salvador). Até a noite desta quinta-feira (28), não houve nenhuma pista da adolescente. Com isso, foram acionados drones, um helicóptero, câmeras especiais que passam pelas galerias subterrâneas de água, uma sonda, cães farejadores e mais de 80 profissionais de buscas, que viraram a noite.
O acidente aconteceu na quarta-feira (28), às 12h22, quando uma câmera de segurança registrou Amanda Max Teles da Silva saindo da escola e atravessando uma pista. Nas imagens, ela parece tropeçar ao lado da "boca" do bueiro, e cai em seguida, sumindo do local. Na manhã desta quinta (28), a mochila foi localizada a cerca de 2 km de onde a garota caiu.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e a Prefeitura de Dias D'Ávila, cerca de 80 militares atuam na região. A tubulação atinge 700 metros e segue até o Rio Imbassaí, porém, como o interno até a foz da água é estreito, o trabalho dos profissionais é dificultado.
Imagens divulgadas pelo CBM-BA mostram grupos de bombeiros militares percorrendo uma região da mata próxima ao desemboque. Eles aparecem no vídeo caminhando em busca de indícios de Amanda. Não há previsão para o término da operação.
Confira abaixo a nota da Prefeitura de Dias D'Ávila na íntegra:
"A Prefeitura de Dias D'Ávila manifesta seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na quarta-feira, 27 de novembro, quando uma adolescente de 12 anos desapareceu após cair em um bueiro na Avenida Lauro de Freitas, durante uma forte chuva que atingiu toda a região.
Ao tomar conhecimento da triste ocorrência, a administração municipal agiu prontamente, acionando imediatamente o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os recursos municipais disponíveis, com o objetivo de garantir a localização da jovem o mais rápido possível, montando uma força-tarefa especializada que contou ainda com o apoio das equipes da Embasa.
Ontem, as buscas foram intensificadas, abrangendo toda a extensão do sistema de drenagem pluvial, com um trabalho que prosseguiu até a madrugada.
Em uma ação de grande esforço e comprometimento, contou-se ainda com o apoio de uma empresa especializada, que disponibilizou sondas e câmeras especiais para inspeção do sistema de drenagem subterrâneo, ampliando as possibilidades de localização da adolescente.
Hoje, as buscas foram ampliadas e estão sendo realizadas nas matas e em um rio da região, em um esforço contínuo para localizar a jovem.
Além disso, a Prefeitura colocou à disposição da família uma equipe de profissionais qualificados, tais como uma psicóloga e uma assistente social, que estão acompanhando de perto cada etapa do processo, oferecendo o suporte necessário neste momento difícil".