Operação de combate a incêndio florestal chega ao quinto dia; bombeiros contam com apoio de duas aeronaves
Objetivo principal é proteger a vegetação nativa e garantir a segurança das comunidades locais
Foto: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
A operação de combate aos incêndios florestais na região de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina, chegou ao quinto dia na quarta-feira (25). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, as equipes contam com o apoio de duas aeronaves modelo Air Tractor.
• Vídeo: bombeiros combatem incêndios florestais em Lençóis com apoio de aeronave
O objetivo principal da Operação Florestal é proteger a vegetação nativa e garantir a segurança das comunidades locais.
Além do enfrentamento direto aos incêndios, militares realizam ações preventivas e de resposta rápida nas bases avançadas localizadas em Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
A ação envolve cerca de 53 bombeiros militares dedicados exclusivamente às atividades das bases florestais, apoiados por 13 viaturas, além da colaboração de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das equipes da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e da Brigada Voluntária de Campos do São João.
Desde o início da operação, 1.001 incêndios já foram combatidos, 1.911 orientações preventivas realizadas e 105 municípios atendidos.