• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação do MP-BA cumpre 10 mandados de prisão contra suposto esquema de fraude em prefeitura baiana
Bahia

Operação do MP-BA cumpre 10 mandados de prisão contra suposto esquema de fraude em prefeitura baiana

Mandados são cumpridos em Euclides da Cunha, foco da ação, e outros seis municípios

Por Da Redação
Ás

Operação do MP-BA cumpre 10 mandados de prisão contra suposto esquema de fraude em prefeitura baiana

Foto: Divulgação/MP-BA

Dez mandados de prisão e 22 de busca e apreensão são cumpridos, na manhã de hoje (4), em operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), contra suposto esquema fraudulento na Prefeitura de Euclides da Cunha.

A Operação Graft cumpre os mandados em Euclides e em outros seis municípios baianos: Salvador, Monte Santo, Teofilândia, Lauro de Freitas, Araci e Pojuca. 

São apurados crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidades documentais e frustração do caráter competitivo de licitação.

As investigações apontam que o esquema consiste em diversas fraudes em processos de licitação, com manipulação de informações nos diários oficiais do Município, favorecendo empresas específicas e afastando companhias concorrentes. 

Foram identificadas, ao longo dos anos de 2020 e 2021, pelo menos 14 procedimentos licitatórios fraudulentos. Além da fraude às licitações da Prefeitura de Euclides da Cunha, as investigações detectaram indícios de envolvimento de agentes públicos que atuam em secretarias municipais, com superfaturamento em obras de pavimentação asfáltica e locação de máquinas pesadas.

As ações são realizadas com a colaboração de 17 promotores de Justiça, a operação tem o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário