Operação em Chamas 2023 apreende produtos irregulares de fogos de artifício na Bahia
Fiscalização interagências verifica regularidade de armazenamento e venda de fogos de artifício
Foto: Ascom-PC / Tony Silva
A Polícia Civil, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), realizou a 3ª Fase da Operação em Chamas 2023, nesta sexta-feira (16), com o objetivo de fiscalizar o armazenamento, comercialização e transporte de fogos de artifício em Salvador e Lauro de Freitas.
Durante a operação, foram encontrados produtos com validade vencida e etiquetas sobrepostas. Todo o material irregular foi apreendido e será encaminhado para destruição. Desde o início da operação, aproximadamente 150 mil itens já foram apreendidos. As inspeções fazem parte de uma programação que começou no dia 5 deste mês e continuará ao longo de julho. Além disso, as informações fornecidas por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP) também são verificadas durante as ações.
A Operação em Chamas 2023 também está ocorrendo na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado, contando com a participação da CFPC, equipes da Delegacia do Consumidor (Decon) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil.
Diversos órgãos estão envolvidos nas ações, como o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Polícia Militar da Bahia (PMBA), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), o Exército Brasileiro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estadual e de Lauro de Freitas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).