Operação especial garante segurança no primeiro dia do Enem na Bahia
Mais de 1.100 profissionais da Secretaria da Segurança Pública estarão em ação em 162 municípios
Foto: Divulgação/SSP
Mais de 1.100 profissionais da Secretaria da Segurança Pública estarão mobilizados em 162 municípios baianos para garantir a segurança e ordem durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), No próximo domingo (5).
A tecnologia será uma aliada nessa operação. Setenta e quatro câmeras de monitoramento, incluindo algumas do Sistema de Reconhecimento Facial, serão estrategicamente distribuídas em pontos-chaves da capital e do interior, ampliando a capacidade de vigilância das Polícias e dos Bombeiros.
Além do patrulhamento ostensivo e preventivo em bairros que abrigam instituições de ensino, a Polícia Militar ficará responsável pelas escoltas dos exames em locais como Aeroporto, Centro de Distribuições dos Correios e pontos de prova, tanto antes quanto após o término do exame. O Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil e Técnica estarão de prontidão para atender ocorrências em qualquer um dos 872 locais de aplicação das provas.
A operação será coordenada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde colaboradores de 27 instituições públicas e privadas estarão dedicados a assegurar a tranquilidade, deslocamento e atendimento emergencial aos alunos e profissionais envolvidos na aplicação do Enem.
Entre as entidades presentes no CICC, estarão as Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), além de representantes de diversas forças policiais estaduais, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Secretarias Municipais de Mobilidade (Semob) e de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Embasa, Coelba, CCR Metrô, Vtal e empresas de telefonia (Vivo, Claro, Oi, Tim). Com essa operação coordenada e estratégica, a Bahia busca assegurar um ambiente seguro e tranquilo para todos os envolvidos no Enem.