• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação especial garante segurança no primeiro dia do Enem na Bahia
Bahia

Operação especial garante segurança no primeiro dia do Enem na Bahia

Mais de 1.100 profissionais da Secretaria da Segurança Pública estarão em ação em 162 municípios

Por Da Redação
Ás

Operação especial garante segurança no primeiro dia do Enem na Bahia

Foto: Divulgação/SSP

Mais de 1.100 profissionais da Secretaria da Segurança Pública estarão mobilizados em 162 municípios baianos para garantir a segurança e ordem durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), No próximo domingo (5).

A tecnologia será uma aliada nessa operação. Setenta e quatro câmeras de monitoramento, incluindo algumas do Sistema de Reconhecimento Facial, serão estrategicamente distribuídas em pontos-chaves da capital e do interior, ampliando a capacidade de vigilância das Polícias e dos Bombeiros.

Além do patrulhamento ostensivo e preventivo em bairros que abrigam instituições de ensino, a Polícia Militar ficará responsável pelas escoltas dos exames em locais como Aeroporto, Centro de Distribuições dos Correios e pontos de prova, tanto antes quanto após o término do exame. O Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil e Técnica estarão de prontidão para atender ocorrências em qualquer um dos 872 locais de aplicação das provas.

A operação será coordenada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde colaboradores de 27 instituições públicas e privadas estarão dedicados a assegurar a tranquilidade, deslocamento e atendimento emergencial aos alunos e profissionais envolvidos na aplicação do Enem.

Entre as entidades presentes no CICC, estarão as Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), além de representantes de diversas forças policiais estaduais, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Secretarias Municipais de Mobilidade (Semob) e de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Embasa, Coelba, CCR Metrô, Vtal e empresas de telefonia (Vivo, Claro, Oi, Tim). Com essa operação coordenada e estratégica, a Bahia busca assegurar um ambiente seguro e tranquilo para todos os envolvidos no Enem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário