Operação Manifest: PF apreende aviões e faz prisões de envolvidos no tráfico internacional de drogas
A segunda fase da ação é executada na manhã desta segunda-feira (24), em Uberlândia (MG) e Passo Fundo (RS)
Foto: Reprodução/PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24), a segunda fase da Operação Manifest, com objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas.
Na ação, os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva em Uberlândia (MG) e outro de busca em Passo Fundo (RS), além da apreensão de três aviões. Segundo a PF, também é executado o bloqueio de imóveis e dinheiro da organização e mais a arrecadação de outros bens em poder dos criminosos.
Entre os envolvidos, estão empresários ligados à aviação agrícola, advogados, pilotos e integrantes da facção. Conforme a organização, eles devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A Operação Manifest foi iniciada em dezembro de 2020, quando ocorreu um acidente aéreo no município de Muitos Capões (RS). Na ocasião, os criminosos mandavam cocaína para o interior do país, usando a rota Bolívia/Paraguai/Brasil, por meio de aviões para transporte da droga.
Na primeira fase em 2021, 11 pessoas foram detidas e 30 mandados de busca foram realizados. A Justiça bloqueou R$ 15 milhões em imóveis e dinheiro dos envolvidos, apreendeu oito aeronaves, 12 carros, além de armas e munições.