Operação Metallis localiza sucatas e casas de comércio ilegal de cabos furtados em Salvador
Ação foi iniciada pela Secretaria de Segurança Pública e ocorre em vários bairros da capital
Foto: Silvânia Nascimento
A segunda edição da 'Operação Metallis', com objetivo de combater o comércio ilegal de cabos de cobre, fios e outros equipamentos furtados de empresas que fornecem serviços públicos, foi iniciada pela Secretaria de Segurança Pública, nesta quarta-feira (20), em Salvador.
A ação conjunta acontece em diferentes bairros da capital e conta com a participação de órgãos estaduais, municipais e empresas de energia, transporte, telefonia, entre outros
O assessor técnico da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), coronel Raimundo Cerqueira, afirmou que a operação visa o combate a furtos e roubos de cabos e materiais congêneres que causam danos à sociedade. “Os furtos destes equipamentos paralisam serviços essenciais, como transporte e ou fornecimento de energia, causando transtornos à população”, explicou o oficial.
De acordo com o órgão, na primeira parte da operação, realizada na região de Pernambués, foram apreendidos mais de 80 quilos de fio de cobre sem procedência comprovada, peças metálicas utilizadas em vias públicas e fios de alumínio de uso exclusivo de concessionárias.
“Visitamos alguns locais e encontramos utensílios que, claramente, são de uso destas empresas. Interditamos uma sucata e identificamos um caso de furto de energia”, completou o coronel.
A iniciativa, coordenada pela Siap da SSP, conta com o apoio das Polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, da Coelba, Embasa, CCR Metrô, empresas de telefonia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guarda Municipal de Salvador, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), dentre outros órgãos.