Operação Narke 5: Polícia Civil causa prejuízo de R$ 242 milhões ao crime organizado em ação integrada nacional
Na Bahia, a ação resultou no cumprimento de 118 mandados de busca e apreensão e em 102 prisões

Foto: Divulgação Ascom PCBA
A Operação Narke 5, realizada entre os dias 3 e 28 de novembro, resultou na prisão de 934 pessoas e em um prejuízo estimado de R$ 242 milhões às organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas no Brasil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em cooperação com as Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal, na ação, foram cumpridos 682 mandados de busca e apreensão.
A ação resultou na apreensão de 10,6 toneladas de drogas e 29.440 unidades de entorpecentes sintéticos, além de 161 armas de fogo, entre elas 18 fuzis, e munições. Também foram incineradas 42 toneladas de entorpecentes. As atividades da operação também incluíram ações preventivas e educativas desenvolvidas em parceria com instituições federais, estaduais e municipais, direcionadas a áreas urbanas mais vulneráveis.
Na Bahia, as ações, conduzidas pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), resultaram na apreensão de 1,3 tonelada de drogas, oito armas de fogo e 155 munições, além da incineração de 1,7 tonelada de entorpecentes. No total, foram cumpridos 118 mandados de busca e apreensão e efetuadas 102 prisões. O Denarc também apreendeu 70 bens, incluindo 20 veículos, joias, valores em espécie e valores bloqueados judicialmente.
A Operação Narke 5 integra os esforços da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP) e está alinhada às diretrizes da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico (Renarc), que trabalha na padronização de procedimentos, compartilhamento de inteligência e fortalecimento da repressão qualificada ao tráfico de drogas.


