• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Operação Overclean: dois alvos são presos pela Polícia Federal na Bahia
Bahia

Operação Overclean: dois alvos são presos pela Polícia Federal na Bahia

Crimes atribuídos aos investigados incluem peculato, lavagem de dinheiro e corrupção ativa

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Operação Overclean: dois alvos são presos pela Polícia Federal na Bahia

Foto: Divulgação/PF

Dos 15 alvos da “Operação Overclean”, realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira (10), dois foram presos na Bahia: o ex-coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia (Dnocs-BA), Lucas Lobão, e o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”.

Conforme o pedido de prisão preventiva obtido pelo Farol da Bahia, ambos são apontados como integrantes de uma organização criminosa que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão, tendo celebrado R$ 825 milhões em contratos apenas em 2024 com diversos órgãos públicos.

O grupo atuava por meio de operadores centrais e regionais, que cooptavam servidores públicos para obter vantagens indevidas, tanto no direcionamento quanto na execução de contratos. Após garantirem os contratos fraudulentos, as empresas envolvidas superfaturavam valores e aplicavam sobrepreços.

Os crimes atribuídos aos investigados incluem peculato, lavagem ou ocultação de bens, corrupção ativa, constituição ou integração de organização criminosa e fraude em licitações.

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens, nos estados da Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Na Bahia, os mandados foram executados em Salvador, Lauro de Freitas, Jequié, Itapetinga, Campo Formoso, Mata de São João e Wagner.

Perfis dos presos


Lucas Lobão foi assessor técnico do vereador Alexandre Aleluia (PL), em Salvador. Em 2008, atuou como assessor técnico na Secretaria de Administração de Salvador. No ano seguinte, foi coordenador da Central de Serviços e Contratos da Secretaria de Gestão da Prefeitura e subcoordenador da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão.

Lobão comandou a Coordenadoria Estadual da Bahia do Dnocs durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

José Marcos Moura é proprietário da MM Consultoria Construções e Serviços, uma empresa especializada em serviços de limpeza urbana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.