Operação Proclamação da República 2024 começa nesta quinta (14)
Ação da PRF busca assegurar a fluidez e segurança nas estradas
Foto: Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, à meia-noite desta quinta-feira (14), a Operação Proclamação da República 2024 em todo o Brasil. Devido ao feriado prolongado, a previsão é de aumento no fluxo de veículos nas rodovias federais. A ação segue até 23h59 de domingo (17).
Entre janeiro e setembro de 2024, o uso inadequado do cinto de segurança resultou em mais de 166,2 mil autos de infração. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 150,7 mil autuações relacionadas a condutores e a passageiros que não usavam o equipamento, o índice representa uma alta de 10%.
Apesar do aumento nas infrações, a PRF registrou queda no número de feridos e mortos em acidentes de trânsito e pessoas que não usavam cinto de segurança. De janeiro a setembro deste ano, foram 1.530 feridos e 569 mortos. Enquanto que no ano passado foram 2.154 pessoas que se feriram e 736 mortas em ocorrências nas quais ficou constatada a ausência do cinto.
Com a Operação Proclamação da República deste ano, a PRF busca não só intensificar as fiscalizações, alertar motoristas e passageiros, mas também reduzir ainda mais o quantitativo de feridos e mortos que não faziam uso de cinto
Em caso de colisão ou capotamento, o cinto impede que a pessoa seja arremessada contra as estruturas do veículo, outros ocupantes ou para fora. Além disso, se ajustado corretamente, o cinto minimiza os riscos de lesões, como as de coluna.