Operação Raízes do Cedro: quinto voo decola do Líbano com 220 repatriados
A operação iniciou após Israel lançar ataques aéreos e uma ofensiva terrestre contra o país árabe
Foto: Reprodução/PauloPinto/AgênciaBrasil
O quinto voo da Força Aérea Brasileira deixou Beirute, capital do Líbano, trazendo para o Brasil, 220 repatriados, neste domingo (13). O avião KC-30 da Operação Raízes do Cedro decolou às 12h (horário de Brasília). A aeronave fará escala para reabastecimento em Lisboa, Portugal, e a previsão de chegada à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), na manhã de segunda-feira (14).
Dez crianças de colo e dois animais de estimação estão entre os resgatados, elevando para 1.105 repatriados e 13 pets no Brasil. Cerca de 20 mil brasileiros moram no país localizado no Oriente Médio, segundo o governo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que 3 mil tenham interesse em deixar o país nos voos da FAB.
O voo que partiu neste domingo de Beirute saiu do Brasil no sábado (12) com a quarta carga de donativos para a população libanesa. No total, a aeronave transportou 1,4 mil cestas básicas e 6,9 mil embalagens de medicamentos arrecadados pelo fundo humanitário Associação Unidos pelo Líbano, uma iniciativa da comunidade libanesa no Brasil.
Por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, o Ministério das Relações Exteriores está em contato com brasileiros e familiares próximos para prestar assistência, consultar e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança na região.
A Operação Raízes do Cedro iniciou após Israel lançar ataques aéreos e uma ofensiva terrestre contra o país árabe, base do Hezbollah, grupo político muçulmano com forte braço armado. Cedro é uma referência à árvore que estampa a bandeira nacional libanesa.