Operação Semana Santa prosseguirá pela Codecon até o dia 27 de março
Fiscais da Condecon fazem pesquisas para avaliar os produtos antes da Semana Santa
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Foto: Bruno Concha/Secom PMS
O período que precede a Semana Santa alavanca o comércio com os consumidos em busca dos vastos ingredientes para a ceia e os chocolates, resultando em um aumento de ofertas e das denúncias por irregularidades. Para auxiliar os consumidores na pesquisa de preços e coibir práticas abusivas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza anualmente a Operação Semana Santa. Agora, a operação iniciou na quarta-feira (13) e seguirá até o próximo dia 27.
O diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, partilhou algumas dicas para os consumidores as ofertas sem preocupações. “O consumidor deve estar atento aos detalhes em diversos aspectos na hora das compras. Nos ovos de Páscoa, os brinquedos devem conter a idade indicativa e o selo do INMETRO. Nos ingredientes, seja em feiras ou mercados, é fundamental observar a data de validade dos produtos, a higiene do local e as informações de composição do produto. A Codecon está nas ruas, mas também precisamos do cidadão como fiscal de seus direitos, atentos e prontos para denunciar qualquer abusividade”, afirmou.
Os agentes de fiscalização estão espalhados por diversos bairros de Salvador para observar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), como o armazenamento dos alimentos, os preços estabelecidos pelos vendedores e fornecedores, a higiene dos locais, o cumprimento das ofertas e o selo o INMETRO em Chocolates com brindes infantis. Além das pesquisas de preços, é realizada em todos os bairros com feiras e nos principais supermercados, incluindo itens como peixe, camarão seco, leite de coco, quiabo e azeite de dendê.
A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o dia 25 deste mês.
As denúncias poderão ser feitas para relatar as práticas abusivas nas relações de consumo nos canais oficiais, como:
Site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br); Portal do Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através do telefone 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270.