Operação Ulysses: PF prende uma pessoa no Rio suspeita de financiar manifestações em Brasília
Celulares e computadores também foram apreendidos durante a ação
Foto: Reprodução/PF
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (16), durante a operação Ulysses, uma pessoa suspeita de participar e financiar os protestos ocorridos no dia 8 deste mês na praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante a ação, que busca cumprir cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária contra os manifestantes, também foram apreendidos celulares e computadores.
Como explicou a organização, os alvos são investigados por associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.
A investigação foi iniciada sob o objetivo de identificar lideranças locais que bloquearam as rodovias que cortam Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e organizaram as ações em frente aos quartéis do Exército na cidade, destacou a PF.
Em seguida, os agentes passaram a analisar a participação dos suspeitos e de outras lideranças na organização e financiamento dos protestos que resultaram na depredação dos prédios públicos no Distrito Federal.
Em meio as apurações, os policiais recolheram elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos. Os agentes seguem cumprindo os mandados expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, onde buscam ainda identificar outros envolvidos nas manifestações.