Operação Unum Corpos apreende 253 kg de drogas e resulta em 93 prisões no interior da Bahia
A ação cumpriu 150 mandados de busca e apreensão
Foto: Divulgação/Ascom-PC
A Operação Unum Corpos, realizada na última quinta-feira (15) em várias cidades do interior da Bahia, registrou a maior apreensão de drogas entre todas as fases anteriores, resultando na prisão de 162 pessoas. A ação, que cumpriu 150 mandados de busca e apreensão, resultou na apreensão de 253 quilos de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack, significando um prejuízo de R$ 1,5 mi ao tráfico de drogas e aos grupos criminosos.
Foram cumpridos 116 mandados de prisão, 42 prisões em flagrante, 48 armas, três adolescentes conduzidos por atos infracionais, 10 veículos com restrição foram apreendidos, 262 kg de entorpecentes localizados e 149 mandados de busca e apreensão realizados. Somente na região da Costa do Descobrimento foram apreendidas armas, munições, pedras de crack e mais de 248 kg de maconha, e 11 pessoas foram presas, em ações que envolveram o efetivo de todas as unidades integrantes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis).
A operação tem como foco principal o combate ao tráfico de drogas e crimes violentos. Durante as ações, também foram retiradas das ruas 32 armas de fogo, incluindo revólveres, pistolas e armas de fogo de longo alcance, além de centenas de munições de diferentes calibres. Dos 162 presos, 30 são acusados de crimes contra a vida, enquanto os demais estão envolvidos com tráfico de drogas, violência doméstica, estupro e crimes contra o patrimônio.
Dentre os detidos, destaca-se um ex-policial militar cujo mandado de prisão foi cumprido na cidade de Alagoinhas. Na posse do acusado de receptação, foram apreendidas três pistolas de calibres 9 mm, .45 e .380, além de uma espingarda calibre .22. As ações contaram com a participação de mais de 700 policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin, juntamente com as sedes regionais.
Nas nove fases da Operação Unum Corpus, 889 pessoas foram presas em centenas de cidades do interior da Bahia. Os acusados dos diversos crimes, entre eles, os praticados contra a vida, contra o patrimônio e o tráfico de drogas são os principais alvos alcançados nas ações, por meio de prisões em flagrante, mandados de prisão