Oposição quer prisão de Gonçalves Dias após depoimento na CPMI do 8 de janeiro
Pedido assinado por mais de 25 parlamentares, foi enviado à PGR
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Deputados e senadores de oposição pediram à Procuradoria-Geral da República (PGR) o indiciamento e a prisão do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, após cerca de sete horas de depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro na quinta-feira (31).
Segundo o deputado André Fernandes (PL-CE), o pedido tem as assinaturas de 25 parlamentares. Os crimes seriam de prevaricação e falsificação de documento público para, supostamente, acobertar responsabilidades no dia do atentado contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Caberá à PGR avaliar se irá formalizar esses pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sem força na CPMI do 8 de janeiro, os parlamentares mobilizaram a PGR depois de não conseguirem convencer a própria comissão a decretar a prisão.
Ao longo do depoimento de Gonçalves Dias, a oposição projetou mensagens enviadas pelo ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, com alertas sobre a escalada da tensão em 8 de janeiro. Outra tese da oposição é que G. Dias estaria encobrindo responsabilidades do ministro da Justiça, Flávio Dino.