Oposição tenta reverter decisão do STF contra Bolsonaro com PEC sobre decisões monocráticas
Líderes se reuniram virtualmente nesta sexta (18) após operação da PF contra Bolsonaro

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Congressistas da direita se reuniram virtualmente na manhã desta sexta-feira (18), após operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e pretendem solicitar ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a suspensão do recesso parlamentar a fim de votar matérias estratégicas para reverter a decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Moraes determinou mandados de busca e apreensão casa de Bolsonaro e também em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). O ministro impôs uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições ao ex-presidente, como o afastamento das redes sociais.
Entre as propostas que serão priorizadas para tentar reverter a decisão de Alexandre de Moraes, está a PEC (proposta de emenda à Constituição) que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo.
Segundo o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), a expectativa é que na segunda-feira (21) seja feito um pedido conjunto de todos os partidos da oposição. “Será feito um manifesto para que volte às funções do Congresso Nacional”, disse.