Opositor de Putin, Alexei Navalny, morre na prisão aos 47 anos

Kremlin alega não ter nenhuma informação sobre a causa da morte; ex-advogado ficou famoso por expor suposta rede de corrupção do governo russo

Por Da Redação
Ás

Opositor de Putin, Alexei Navalny, morre na prisão aos 47 anos

Foto: Michal Siergiejevicz/Wikimedia Commons

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais críticos do presidente russo Vladimir Putin, morreu em uma prisão russa, segundo comunicado do serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele cumpria pena há cerca de três anos.  

De acordo com as autoridades, Navalny se sentiu mal após uma caminhada na sexta-feira e perdeu a consciência. Uma ambulância chegou a ser chamada, mas ele acabou vindo a óbito antes mesmo de ser encaminhado para uma unidade de saúde. 

Não houve confirmação imediata da morte de Navalny por parte de sua equipe. O governo russo disse não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.

Navalny tinha 47 anos e ganhou fama há mais de uma década ao satirizar a elite do presidente Putin e fazer acusações de corrupção. Ele, que era advogado, chegou a liderar um movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país.

Ele foi preso por forças russas em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos por acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário