• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Oração, jejuns e gestos de caridade: fiéis se preparam para vivenciar Tríduo Pascal em Salvador

Oração, jejuns e gestos de caridade: fiéis se preparam para vivenciar Tríduo Pascal em Salvador

Ao Farol da Bahia, Dom Valter Magno explica o que cada liturgia representa para Igreja Católica

Por Emilly Lima
Ás

Oração, jejuns e gestos de caridade: fiéis se preparam para vivenciar Tríduo Pascal em Salvador

Foto: Emilly Lima/Arquidiocese de Salvador

Com início nesta quinta-feira (14), os fiéis católicos se preparam para vivenciar o período do Tríduo Pascal, em que se celebra a memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em entrevista ao Farol da Bahia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, explicou que esse tempo litúrgico, chamado de Quaresma, recorda os 40 dias que Jesus passou no deserto em preparação da sua missão redentora. "Neste tempo, através de exercícios de oração, jejuns e gestos de caridade cada fiel é convidado a se preparar para o momento mais importante da fé cristã", pontuou. 

O tríduo envolve três grandes momentos celebrados pela Igreja Católica: a Quinta-Feira Santa, onde são celebradas a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e o mandato do amor deixado por Cristo. A Sexta-Feira Santa é o momento em que a comunidade é convidada a contemplar o mistério da morte de Jesus. "Este é o único dia do ano que não se celebra a Santa Missa. Neste dia, temos a Ação Litúrgica quando é proclamado o Evangelho da Paixão e Morte de Jesus", acrescentou Dom Magno.

Já o Sábado Santo é a maior celebração litúrgica. "Na Vigília Pascal, a comunidade é convidada a vivenciar a vitória de Jesus sobre a morte, em sua ressurreição", pontuou.

Para a católica Deusdeth Souza, os três dias que antecedem o dia da ressurreição de Jesus é importante para viver profunda reflexão sobre as decisões que tomamos. "É o momento de perdoar aqueles que nos machucaram e refletir sobre como queremos que o nosso coração ressuscite com Jesus. É importante se preparar para a volta de Cristo e deixar as coisas que não nos acrescentam como cristão, é uma delas", comentou. 

Neste período, o bispo auxiliar orienta que os fiéis se preparem espiritualmente para as solenidades. "Isso significa viver de modo mais intenso a vida de fé, através da participação na liturgia da Igreja, ou seja, na busca pelos sacramentos, especialmente da confissão e da Eucaristia; na prática do jejum e no exercício da caridade fraterna. Cada católico deve cuidar sempre mais para que as festividades da Páscoa ajudem a alimentar a vida interior, o encontro pessoal com Jesus e a busca de uma vida mais fraterna", recomendou. 

Em Salvador, todas as 101 paróquias, bem como as cerca de 700 comunidades, contarão com programações especiais que podem ser conferidas com as secretarias paroquiais. Na Catedral Basílica, as celebrações serão presididas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Confira a programação sob a presidência do Cardeal, na Catedral:

14 de abril – Quinta-feira Santa
18h - Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés.

15 de abril – Sexta-feira Santa
Liturgia da Paixão do Senhor, às 15h.

16 de abril – Sábado Santo
Vigília Pascal, às 18h.

17 de abril – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
Santa Missa, às 10h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário