Brasil

Orçamento secreto: 500 municípios são monitorados pela CGU

As suspeitas são sobre ilegalidades no uso dos repasses feitos pelo governo federal

Por Da Redação
Ás

Orçamento secreto: 500 municípios são monitorados pela CGU

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) está em processo de avaliação de 500 municípios suspeitos de cometerem ilegalidades no uso dos repasses realizados pelo governo federal via emendas do chamado “orçamento secreto”.

De acordo o órgão, gestores estariam cadastrando informações falsas no Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de inflar os indicadores e conseguirem receber verbas maiores. A fraude, em sua maioria, envolve procedimentos de média e alta complexidade na saúde desses municípios.

A partir disso, a CGU acredita que outras ilegalidades estariam sendo praticadas em conluio com prestadores de serviços ou mesmo falsos prestadores de serviços.

“Há casos de serviços que nem chegam a ser prestados. […] E situações em que o valor cobrado é superestimado, com o intuito claro de ser convertido em benefício para integrantes do esquema”, diz trecho do relatório da CGU.

Na última semana, uma ação executada pela CGU, Polícia Federal e Ministério Público Federal desarticulou, em municípios do Maranhão, um dos grupos suspeitos. Na Operação Quebra-Ossos, dois homens foram presos, 16 mandados de busca e apreensão compridos e R$ 78 milhões dos fundos de saúde de 20 municípios foram bloqueados por decisão da Justiça Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário