• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ordem de Israel para deslocamento de civis em Gaza é criticada pela ONU
Mundo

Ordem de Israel para deslocamento de civis em Gaza é criticada pela ONU

Comissário de agência da ONU alerta sobre perigos da postura israelense

Por Da Redação
Ás

Ordem de Israel para deslocamento de civis em Gaza é criticada pela ONU

Foto: UNRWA/ Mohammed Hinnawi

A ordem de Israel para que mais de 1 milhão de civis se desloquem para o sul da Faixa de Gaza em 24 horas foi condenada pela agência da ONU responsável pelos refugiados palestinos. Nesta sexta-feira (13), a agência descreveu a medida como "horrenda" e alertou que o território está rapidamente se tornando um local de sofrimento inimaginável.

As forças israelenses emitiram esse apelo enquanto se preparavam para uma possível invasão terrestre em resposta ao ataque surpresa do grupo Hamas.

Philippe Lazzarini, o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), manifestou sua condenação em um comunicado. Ele afirmou que essa ordem levará a níveis de sofrimento sem precedentes e agravará ainda mais a situação da população de Gaza.

“O apelo das forças israelenses para deslocar mais de 1 milhão de civis que vivem no norte de Gaza dentro de 24 horas é horrendo”, disse Lazzarini.

O comissário ainda relatou que mais de 423 mil pessoas já foram forçadas a se deslocar, e mais de 270 mil encontraram abrigo nos locais administrados pela UNRWA. Ele enfatizou que a escala e a velocidade da crise humanitária em andamento são extremamente alarmantes, e que Gaza está à beira de um colapso, tornando-se um local de sofrimento inimaginável.

A ONU, em resposta, transferiu seu centro de operações central e pessoal internacional para o sul de Gaza para continuar suas atividades humanitárias.

As autoridades israelenses têm acusado a agência de perpetuar o problema dos refugiados palestinos e afirmaram que a agência é conivente com o sentimento anti-Israel em suas instituições, acusações que a UNRWA nega.

Veja mais:

Hamas vai contra aviso de Israel e orienta população da faixa de Gaza a ficar em casa

Itamaraty confirma morte de terceira brasileira no conflito entre Israel e Hamas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário