Orquestra Sinfônica da Bahia é premiada como melhor do país
Osba foi única representante do Norte/Nordeste na categoria
![Orquestra Sinfônica da Bahia é premiada como melhor do país](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/151588/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=3789497764cfe23bb2215fd22908e9ce)
Foto: Instagram/ OSBA
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi a vencedora do Prêmio Profissionais da Música, na categoria 'Orquestras Sinfônicas'. O reconhecimento aconteceu durante uma cerimônia realizada em Brasília, e destacou o desempenho excepcional da OSBA ao longo do ano de 2022.
A OSBA, única representante do eixo Norte/Nordeste entre as indicadas, concorreu com renomadas sinfônicas do Brasil, como Brasil Jazz Sinfônica, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília.
A OSBA foi criada em 30 de setembro de 1982 e integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, ocorreu seu processo de publicização, e desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves assumiu a gestão da orquestra. Sob a regência e curadoria artística do maestro Carlos Prazeres, a OSBA tem alcançado grandes realizações ao longo de sua história.
A orquestra já teve a honra de acompanhar renomados nomes da música clássica, como Luciano Pavarotti, Montserrat Caballé, Nelson Freire, Milla Edelman, Dominique Merlet e Hélène Grimaud. Além disso, ela também se apresentou ao lado de importantes companhias, como o Ballet Kirov, Ballet Bolshoi (Rússia) e Ballet da Cidade de Nova York.
No cenário nacional, a OSBA teve a oportunidade de se apresentar com Gilberto Gil, Bibi Ferreira, João Gilberto, Maria Bethânia, Baby do Brasil, Gal Costa, Dominguinhos, Carlinhos Brown e Luiz Caldas.