Órteses confeccionadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista conquistam prêmio nacional
Iniciativa já havia sido premiada a nível estadual em 2019
Foto: Reprodução/Agência Sertão
A confecção e implementação de Órteses de baixo custo, desenvolvida por terapeutas ocupacionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), foi uma das vencedoras do concurso Inovação no Setor Público 2020, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto, que já havia vencido em nível estadual no concurso de Boas Práticas, em 2019, conquistou o 3º lugar na 24º edição do concurso, após concorrer com mais de 280 iniciativas de todo o país.
O trabalho foi o único da Bahia na fase final e concorreu ao prêmio na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas desenvolvidas por servidores federais, estaduais e municipais do Poder Executivo. A iniciativa se destacou principalmente pelo uso de insumos já aplicados no ambiente hospitalar normalmente, sem que haja grande impacto nos recursos financeiros da instituição.
A oficina de dispositivos de adequação postural para confecção de órteses de baixo custo teve início em 2017. Desde então, o serviço tem se destacado dentro e fora da unidade, pois contribui com a recuperação dos pacientes e acelera a rotatividade de leitos. Com as confecções, houve melhoras na prevenção contra feridas que surgem quando alguém passa muito tempo na mesma posição, popularmente conhecidas como escaras, e deformidades.
Os responsáveis pelo projeto, Amanda Letícia, Andrea Regina, Carla Ramos, Milena Carvalho e Patrícia Barreto, que assumiram todas as etapas do planejamento até a execução, sem contar com nenhum auxílio externo por parte do hospital, vão receber certificados e o direito de utilizar o Selo Inovação. Além disso, a equipe também integrará o Repositório Institucional da Enap e cada membro será habilitado a participar de eventos promovidos pela instituição.