OSBA abre a Série Carybé em 2026 com apresentação gratuita no Museu de Arte da Bahia nesta quinta-feira
Projeto dedicado à música de câmara e a formações mais intimistas do repertório clássico

Foto: Divulgação OSBA
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, às 19h, a primeira edição da Série Carybé em 2026, um projeto dedicado à música de câmara e a formações mais intimistas do repertório clássico. Irá acontecer no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, gratuitamente, e com acesso do público a partir das 18h, sujeito à lotação do espaço.
O programa traz o Quinteto de Cordas em Dó maior, D. 956 (Op. 163), do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828), uma das obras mais importantes da música de câmara. Nesta apresentação, o Quinteto de Cordas será formado pelos chefes de naipe da OSBA Francisco Roa e José Fernandes (violinos), Serghei Iurcik (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo), além da violoncelista da Orquestra, Tatiana Crilova.
Composta apenas dois meses antes da morte de Schubert, a peça também é conhecida como “Quinteto para Violoncelo” por sua formação incomum, com dois violoncelos. Considerada por muitos críticos como a principal obra de câmara de Schubert, a composição também é apontada como uma das maiores do repertório camerístico de todos os tempos.
“Ao contrário de compositores como Beethoven e Bruckner, Schubert não se dedicou amplamente a grandes obras para orquestra e coro. Seu principal campo de atuação foi a música de câmara. Ainda assim, mesmo com poucos instrumentos, ele conseguia criar um universo de cores e sonoridades impressionantes, por vezes mais impactantes do que uma apresentação com orquestra completa”, diz o chefe de naipe dos violoncelos da OSBA e solista desta apresentação, Thomaz Rodrigues.
Sobre a Série Carybé
Nesta série, batizada com o nome do artista plástico argentino naturalizado brasileiro Carybé (1911-1997), são realizadas apresentações dedicadas à música de câmara, o que proporciona momentos de maior proximidade entre os músicos e a plateia. É uma oportunidade do público apreciar um desenvolvimento técnico dos músicos a partir de uma perspectiva mais “solística”, mais intimista, em salas e formatos menores.
Serviço:
OSBA em: Série Carybé com Quinteto de Cordas
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória
Horário: 19h | Acesso ao público a partir das 18h
Entrada GRATUITA

