Otto Alencar aciona STF sobre o compartilhamento de notícia falsa contra ele e o colega de partido Angelo Coronel
De acordo com o senador Otto, foi identificada a origem da notícia falsa
Foto: Reprodução
O senador Otto Alencar (PSD-BA) disse em entrevista à TVE nesta terça-feira (26) que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o compartilhamento de notícia falsa contra ele e o colega de partido Angelo Coronel. De acordo com o senador Otto, foi identificada a origem da notícia falsa, que primeiro se propagou na Bahia e depois chegou ao celular do presidente Jair Bolsonaro que replicou a informação sem checar. Segundo Otto, a hospedagem inicial aconteceu em um provedor nos Estados Unidos.
A fake news em questão envolve Otto, Coronel, ainda o governador Rui Costa (PT) e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e espalhou que o governador teria entregado sem licitação a administração do Hospital Espanhol ao Instituto Nacional de Tecnologia da Saúde, que seria operado pelo filho de Otto, o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA). A mentira foi repassada por Bolsonaro a Sergio Moro (que ainda atuava como ministro da Justiça e Segurança Pública).
"Ao invês de fazer frente ao vírus, o presidente passa o dia todo twittando, fazendo live", opinou.
Para Otto Alencar, a situação do país é resultado da posição equivocada do presidente Jair Bolsonaro que minimizou a infecção causada pelo novo coronavírus, chamando-o de "gripezinha" e ainda estimulou as pessoas a irem pras ruas, furando a orientação de manter o isolamento social para evitar a propagação do vírus. Otto, como médico de formação, ainda criticou a indicação do uso da cloroquina até nos casos leves de infecção pela Covid-19. Otto também vê com ressalvas a tentativa de Bolsonaro de passar aos governadores a responsabilidade de lidar com o vírus e com os efeitos econômicos.