Outono na Turquia, um pequeno roteiro para curtir e aproveitar.
Confira a nossa dica de turismo
![Outono na Turquia, um pequeno roteiro para curtir e aproveitar.](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/8158/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=65f8a5150041c9f4bf8d4ebdc3921a98)
Foto: Carlos Morais
O verão no Hemisfério Norte está chegando ao fim, e antes do inverno chegar, o Outono vem para colorir ruas, parques e florestas inteiras de folhagem ocre, alaranjada, em dias ensolarados e de baixas temperaturas. Existem muitos roteiros para se vivenciar essa estação mágica, aproveitando cada momento, onde a natureza muda de cor e as temperaturas se tornam mais amenas.
Um desses lugares é na antiga e mística Turquia, onde vale a pena conhecer todas as atrações que Istambul prepara para o Outono. A partir de setembro, moda, gastronomia, arte e cinema tomarão conta da cidade que aproveita ao máximo a estação, para realizar eventos que atraem pessoas do mundo inteiro.
Istambul é dividida entre Europa e Ásia pelo estreito de Bósforo, e nessa união quase mágica entre dois continentes, o turista pode aproveitar ao máximo todos os eventos que acontecerão por ali, desde o Festival de Cinema Filmekimi (http://filmekimi.iksv.org/en), passando pelo Istanbul Coffee Festival (https://www.istanbulcoffeefestival.com.tr/en/), a 16ª Bienal de Istambul até a 14ª Contemporary Istanbul (evento de arte que recebe galeristas de arte moderna) ou a Mercedes Benz Fashion Week Istanbul que acontece entre os dias 8 e 11 de outubro, além das atrações turísticas que tornam a cidade uma das mais visitadas de todo o mundo.
A antiga Bizâncio, depois chamada Constantinopla, Istambul reúne tradição e modernidade, tendo sido cenário de diversos livros, poemas, filmes e até novelas brasileiras, como por exemplo, Salve Jorge. Capital do Império Romano do Oriente e depois capital do Império Otomano, a cidade respira história em suas ruas, cafés, bazares e mercados. Embora a religião muçulmana seja a predominante, a cidade é bem ocidentalizada e surpreende em muitos aspectos os que esperavam um radicalismo de burkas e véus.
Nem só de Istambul vive a Turquia. Guarde um tempo para conhecer a fantástica Capadócia, voando em um balão de ar quente ou curtindo um passeio a pé, por ruas de casas esculpidas na rocha e paisagens lunares fantásticas como Pamukkale (Castelos de Algodão), que o farão se sentir em outro planeta.
Um mergulho no Mar Egeu, aquele mesmo que banha a Grécia, ou uma passada nas montanhas ao norte do país, podem transportar o turista a lugares inimagináveis, de extrema beleza e exotismo sem igual. Para se chegar à Turquia, existem voos diretos que partem de São Paulo para Istambul, de onde o turista pode seguir para qualquer outra cidade naquele país. A infraestrutura para o viajante é muito boa, com uma excelente rede hoteleira, de opções bastante acessíveis alternadas com hotéis de alto luxo, além de uma incomparável gastronomia marcada por restaurantes e cafés para todos os gostos e bolsos.
Em Istambul, um dos destaques na rede hoteleira é o suntuoso Ciragan Palace Kempinski Hotel (https://www.kempinski.com/tr/istanbul/ciragan-palace/), considerado o melhor hotel da cidade, instalado em um palácio Otomano do séc. XIX, onde viveram sultões e seus haréns, a beira do estreito de Bósforo! São 313 quartos elegantes, com Wi-Fi grátis, piscina de borda infinita, restaurantes, SPA e um serviço super atencioso. É um daqueles hotéis que não dá vontade de ir embora.
Já na Capadócia existem várias opções tanto de conforto quanto de exclusividade. Um dos mais inusitados é Chelbi Cave House Hotel (http://www.chelebicavehouse.com/), localizado em Görome, instalado em uma antiga casa grega, esculpida na rocha em estilo caverna, com apenas 5 quartos, mas com toda a modernidade possível. O hotel oferece uma série de atividades aos hóspedes, onde a experiência na terra onde nasceu São Jorge pode se tornar única.
Na gastronomia, a Turquia se revela única, com sabores exóticos em uma mistura do Ocidente com o Oriente, com temperos e sensações diferentes. Restaurantes e cafés animados, onde a satisfação é garantida, se espalham pelas principais cidades turcas, onde o turista pode se deliciar provando kebabs, pides (um tipo de pizza turca), baklavas (doces de massa folhada, fininha e crocante, encharcados de mel e cobertos de pistache), sorvetes e outros quitutes que só existem por lá.
Viver a Turquia é uma experiência inesquecível e inigualável, onde o exótico se mistura com o luxo e a simplicidade, a modernidade se choca com as tradições, gerando sensações inexplicáveis de prazer e contemplação que transforma um simples passeio em um momento mágico e especial.