Oxigenoterapia Hiperbárica ajuda na recuperação após cirurgia reparadora de câncer de mama!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
O uso da Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) tem se mostrado uma alternativa promissora para acelerar a recuperação de pacientes submetidos à cirurgia reparadora de câncer de mama. Isso porque o procedimento, que consiste na inalação de oxigênio puro em uma câmara de alta pressão, favorece a cicatrização de tecidos danificados, o que reduz o tempo de recuperação e previne complicações, como infecções.
Isso é o que explica o médico hiperbarista e sócio do Centro OxyRenova, Gabriel Mendes. De acordo com ele, muitas pacientes que, após o tratamento de câncer, decidem reconstruir os seios, enfrentam dificuldades de cicatrização da cirurgia reconstrutora. “Essa cicatrização mais lenta é uma consequência do tratamento pós-operatório, como a radioterapia e quimioterapia. Contudo, a oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento que consegue acelerar o processo de recuperação desses pacientes”, explica Gabriel.
Além disso, ele ressalta que no pós-operatório, a oxigenoterapia hiperbárica também atua no combate às infecções. “Isso acontece porque a oxigenoterapia potencializa a ação dos antibióticos nas áreas lesionadas e melhora a função das células de defesa do organismo, além de estimular a produção de substâncias essenciais à cicatrização do corpo”, pontua Gabriel.
A oxigenoterapia hiperbárica, segundo Gabriel, atua em diversos mecanismos fisiológicos e bioquímicos que podem ser benéficos no tratamento do câncer. Um desses mecanismos é o aumento da oxigenação tecidual, que melhora a oxigenação dos tecidos hipóxicos, uma condição comum em tumores sólidos.
“Estudos também indicam que a oxigenoterapia pode normalizar a vasculatura tumoral, tornando o tumor mais vulnerável a tratamentos de radioterapia e quimioterapia”, destaca o médico